logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

O desafio deste projeto foi transformar uma casa antiga, com alguns problemas devido ao tempo, em uma casa moderna, com conforto térmico, criação de área de lazer e adaptá-la a nova família que a utilizará. O objetivo foi de ampliar vários ambientes, como salas, cozinha, suíte do casal e a criação de mais um quarto, escritório e área de lazer coberta com copa e churrasqueira. Havia ainda a solicitação por maior privacidade nos ambientes, porque a casa possuía um quarto próximo a sua entrada, com portas abrindo diretamente pra sala de estar.

PROJETO

Com orçamento pequeno, decidimos intervir sem mexer muito na estrutura existente e assim, mantivemos todas as paredes longitudinais, principais elementos estruturais da casa, e intervimos apenas nas vedações transversais, buscando resolver o programa solicitado com alterações pontuais.

Dessa forma, definimos a localização dos quartos e sala de estar na porção leste do terreno, em função da melhor ventilação e iluminação natural, enquanto voltamos a cozinha americana e área de serviço para o oeste. Na sala de jantar abrimos janelas que não existiam, buscando criar uma ventilação cruzada vindo da sala de estar, permitindo um maior conforto térmico nesses dois ambientes.

A casa tinha um banheiro social muito grande, desproporcional ao seu uso, e por isso ele teve sua largura diminuída. Com essa modificação, associada a remoção do quarto no começo da casa, conseguimos área para a criação do terceiro quarto. A suíte máster foi deslocada para o fim da casa, garantindo maior privacidade e permitindo a criação do seu banheiro no local onde antes era área de serviço. O escritório também foi criado na parte posterior da casa para que permita, no futuro, um acesso externo a ele, sem que precise passar pelo interior da casa para acessá-lo.

A entrada da casa ganhou além de uma área de convivência, um pergolado de madeira no passeio, coberto com placas de policarbonato transparente, garantindo um belo efeito de sombra, ao mesmo tempo que protege a entrada das chuvas.

Na porção posterior do lote foi loada a área de lazer, por opção dos proprietários para garantir maior privacidade, e foi pensada de forma a ser o mínimo construída possível. Por isso, a opção por uma área aberta, porém coberta, permitindo maior amplitude visual, melhor ventilação e interação com a vegetação natural, ao mesmo tempo que protege os espaços da insolação direta e das chuvas. Para a garagem, pensamos em um volume vazado, mantendo a linguagem de uma volumetria aberta, e que interagisse com o volume do lazer sem oprimi-lo e sem preencher muito o espaço. Assim, definimos com réguas de madeira horizontais e verticais, criando um pergolado, coberto com policarbonato, e brises verticais que separam a garagem da área de lazer. Esses brises são envolvidos com vegetação trepadeira, garantindo pouca interferência visual de um espaço no outro.

O acesso à casa foi remodelado, ganhando um pergolado de madeira que conduz as pessoas desde o muro externo até o interior da casa.

O jardim foi pensado como um espaço de recepção e amenidade para quem chega a casa.

O deck de madeira, juntamente com o banco projetado, criam um recanto para boas conversas ao ar livre.

No quintal foi projetado um espaço de lazer, cercado de verde, para reunir a família. A nova garagem se integra ao espaço de lazer de forma harmoniosa e discreta.

O terraço de lazer é flexível e possui espaços cobertos e descobertos garantindo sempre uma boa ventilação.

O revestimento do piso faz a conexão entre os dois espaços ajardinados da casa, o jardim frontal e o terraço de lazer nos fundos.

Vista da cozinha que é integrada à sala de jantar. A mesa de refeições rápidas no primeiro plano faz a separação entre os ambientes.

Os clientes tinham uma demanda por muito espaço para guardar coisas na cozinha. Propusemos armários dos dois lados do ambiente e com bancadas que facilitam o trabalho do dia a dia. No primeiro plano a torre com forno e microondas.

Nos banheiro utilizamos forro em madeira e um revestimento da Portobello que imita tijolinho aparente para dar mais aconchego aos ambientes.

O espelho grande ajuda a ampliar o espaço. O móvel abaixo da bancada é prático e funcional.

Destaque para o rasgo na parede à esquerda que funciona como nicho para guarda de produtos.

O escritório é compacto e funcional.

Misturamos tons de madeira, branco, amarelo e cinza para dar a cara desse home office.

O piso em ladrilho hidráulico traz personalidade a esta suíte do casal. As luminárias arandelas nas laterais do espelho são bastante úteis na hora de se maquiar.

No piso da ducha utilizamos um porcelanato da Portobello que imita madeira.

Planta baixa original da casa.

Planta baixa da casa após a reforma.