logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Projeto de arquitetura para um condomínio habitacional popular, pertencente ao programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV), com 64 apartamentos de 50m², com dois quartos, sendo uma suíte, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

PROJETO

Projetar um condomínio habitacional para população de baixa renda, atendida por programas de interesse social, é um dos maiores gargalos da arquitetura contemporânea. Em geral, os construtores buscam a solução mais barata possível, desprezando valores de qualidade arquitetônica e, eventualmente, até valores de segurança e estabilidade da edificação. O desafio é projetar com qualidade para os futuros moradores, com cuidado para não pesar no bolso do construtor, garantindo assim a sua boa execução. 

Para este projeto, buscamos trazer qualidade ao usuário através de soluções que tragam conforto, privacidade e uma estética diferente dos habitacionais populares existentes. Todas as unidades de apartamento, apesar de ser pequenas (50m²), possuem dois quartos, sendo uma suíte, além de varanda na sala, o que já conforma uma tipologia incomum no mercado, destacando o empreendimento e impulsionando as vendas. 

A implantação foi pensada de forma a obtermos o máximo de apartamentos possível, mas sem comprometer a privacidade das unidades. Logo, temos dois blocos longitudinais dispostos colados nos recuos laterais, distanciando 17m entre eles, protegendo a visibilidade interna dos apartamentos. Os apartamentos do pavimento térreo serão elevados em 70cm em relação à calçada externa, protegendo a privacidade desses em relação aos transeuntes.

Em relação a aparência externa dos edifícios, a volumetria, buscamos fugir do prisma retangular básico, sem variações de volume, característico das habitações populares. O projeto cria um edifício que tira partido da varanda pra criar movimentação na fachada, enquanto marca esses volumes com cores diferentes, criando um prédio com mais personalidade, valorizando o empreendimento e fortalecendo a apropriação dos futuros moradores.

Vista do pórtico de acesso de pedestres e veículos.

Os volumes são marcados por cores diferentes deixando a composição mais alegre divertida.

Vista do estacionamento.

Vista do espaço central a partir de um dos apartamentos.

Planta de implantação do empreendimento.

Planta baixa das unidades padrões.