logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Projeto de reforma e adequação de uma estrutura que funcionava como órgão público para receber uma academia de ginástica, com área para pilates e espaço infantil, entre outros.

PARTIDO ARQUITETÔNICO

O edifício existente possui dois volumes, com dois pavimentos, separados por um pátio descoberto. O nosso partido surgiu da ideia de aproveitar o pátio existente para trazer iluminação natural indireta e criar uma ambiência diferente do padrão de academias, que se caracterizam por áreas fechadas, com pouca presença de verde. Nossa ideia foi fazer com que os usuários tivessem o conforto do ar condicionado, mas com ambiência de área aberta.

PROJETO

O projeto transformou o pátio no coração do edifício, onde se vê e é visto, onde acontecem os encontros das pessoas e a partir de onde se descortinam todos os demais ambientes. O pátio foi coberto com brises metálicos filtrando a iluminação direta, garantindo o acesso de luz natural difusa. Além disso, criamos jardins periféricos ao redor desse pátio de forma a integrar a natureza à pratica da atividade física, ainda que em um ambiente "indoor". Estes jardins e a iluminação trazem consigo uma experiência diferente do padrão encontrado em academias no Recife.

Para a fachada buscamos integrar o volume do edifício com o lote de estacionamento usando um elemento único, um septo vermelho, que não barrasse a percepção do prédio da academia. Com a solicitação de que a identidade da fachada pudesse ser replicada facilmente em outros unidades da franquia, decidimos por evelopar o volume da academia com uma chapa de aço micro perfurada, que conferiu identidade e leveza, ao mesmo tempo que permite apreensões diferentes da academia no transcorrer do dia.

Fachada em chapa de aço microperfurada. O pórtico vermelho faz a conexão com do edifício com o terreno de estacionamento ao lado

Vista noturna da fachada com a iluminação destacando os elementos compositivos do projeto

Patio interno coberto, com iluminação zenital e jardins de inverno ao redor

Planta Baixa após reforma - Pavimento Térreo

Planta Baixa após reforma - Primeiro Pavimento