logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Sempre é muito gratificante receber novos clientes que chegam por intermédio de antigos parceiros. Recebemos este projeto graças a estes novos clientes terem visitado o nosso projeto para O Mundo Lá de Casa (conheça o projeto) e terem adorado o resultado.

O Meio do Mundo nos chegou com uma proposta de um espaço para um café bistrô, um local para o encontro com amigos para degustar massas, carnes, sanduíches, etc. As clientes já possuíam uma obra em andamento, que seguia um projeto de reforma, mas não tinham ainda a ambientação, a cara do lugar. Na nossa primeira reunião já sentimos que se tratava de um lugar daqueles onde todo mundo sente seu paladar muito bem contemplado e que a arquitetura e ambientação do lugar deveriam corroborar com a sensação de se sentir em casa. E essa foi a nossa missão.

PROJETO

De cara, percebemos que não poderíamos promover mudanças estruturais, pois a obra já estava em andamento, inclusive com piso, forro, pintura, parte da iluminação e balcões instalados, então teríamos que trabalhar na escala dos ambientes já definidos. Um outro fator condicionante muito importante foi o orçamento reduzido que teríamos para implementar essa transformação. E por último, a ideia de aproveitar o nome do estabelecimento para o ambiente, trazendo referências do mundo inteiro para o Meio do Mundo.

Assim, optamos por soluções econômicas como utilização de bancos e luminárias de madeira pinus, ambos desenhados pelo nosso escritório especialmente para este projeto. Utilizamos materiais de fácil acesso como luminárias feitas com canecas, divisórias em tela metálica ondulada, adesivagem das mesas e balcões existentes, e também móveis de marcenaria, desenvolvidos sob medida para melhor aproveitamento do espaço, entre outras soluções.

A planta do espaço é dividida em 3 áreas de atendimento distintas, abrangendo situações diferentes. Na primeira, e principal, temos a disposição de mesas para grupos, atendendo a maioria do público. Na segunda área temos um espaço mais íntimo onde dispomos bancos e bancadas, possibilitando o uso individual ou de pequenos grupos. E por último, a cafeteria, onde o cliente pode se servir rapidamente e/ou buscar algo para viagem.

A decoração é baseada nos cardápios de restaurantes do mundo inteiro, de tamanhos e cores variadas, que foram emoldurados e dispostos na maior parte das paredes e misturados com objetos de decoração, e que reforçam o ar cosmopolita pretendido pelo café. Os cardápios faziam parte da coleção de uma das proprietárias que sempre que viajava e frequentava um novo restaurante, só saía de lá com o cardápio embaixo do braço.

A decoração do salão principal do café utiliza cardápios de restaurantes de todas as partes do mundo na parede. As mesas e cadeiras existentes foram reaproveitadas, sendo adesivadas e pintadas. As luminárias pendentes foram desenhadas pela nossa equipe.

Nesse espaço mais reservado, propusemos bancadas com banquetas individuais para um café mais rápido. A tela ondulada metálica faz a separação com os banheiros.

Na parte do balcão do caixa e balcão de atendimento mantivemos toda a estrutura existente, que foi uma demanda dos clientes e utilizamos alguns elementos para mudar a cara do ambiente como os adesivos e as luminárias de canecas.