logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Planejar e aguardar a chegada de um filho pode ser uma das experiências mais agradáveis e marcantes da vida. Sonhar e realizar o quarto dele, passo a passo, é parte importante nesse processo e contribui para a sensação de materialização, de que a hora tão aguardada se aproxima, a chegada do bebê!

Para além dos aspectos técnicos e funcionais , como local ideal para o berço, ventilação e iluminação do espaço, lugar adequado para o trocador, etc, há aspectos importantes no projeto de um ambiente como esse, que são mais subjetivos e que podem impactar a vida da criança e como ela enxerga e lida com mundo, a exemplo de autonomia da dela, e o estimulo à criatividade e tomada de decisões, etc.

PROJETO

A primeira coisa a ser pensada para o quarto foi o tema. Não que seja uma escolha obrigatória, porém era um desejo dos pais que o ambiente tivesse a temática espacial e que fosse um quarto lúdico e sem identificação de gênero por cor. 

Com o tema escolhido, o layout foi definido considerando os móveis que deveriam ter no ambiente: berço, cômoda do trocador, cama auxiliar, poltrona de amamentação e armário. Foi determinante para a decisão considerar o fato de o quarto ter uma das paredes voltada para o poente, que fica quente no final da tarde. 

Com isso, o berço e a cômoda, móveis mais utilizados no dia a dia do bebê, foram locados na parede oposta, e a cama de babá e a poltrona de amamentação na parede poente. O novo guarda-roupa foi posicionado no local onde antes era um armário embutido e foram escolhidas portas de correr para não ocupar espaço quando abertas. 

Desse modo criou-se uma circulação livre e espaço para a bicama ser aberta quando em uso. O cabide para as bolsas na entrada do quarto e a luminária arandela ao lado da poltrona de amamentação estão locados em pontos estratégicos para facilitar o dia a dia. Visando um melhor desenvolvimento da autonomia da criança, estão postos ao alcance dela cestos com brinquedos e estante de livros próximos ao chão, seguindo os princípios de um quarto montessoriano.

O berço e a cômoda do trocador, reaproveitados de um outro bebê da família, foram remodelados, ganhando novas formas, puxadores e a cor cinza. A cama com bicama foi adquirida para servir como apoio para os pais e quando algum hóspede for recebido em casa. Já a poltrona de amamentação é na verdade uma poltrona comum, sem balanço porém muito confortável, pois na escolha desse item era importante que ela pudesse ser utilizada posteriormente em outro cômodo da casa.

A pintura na parede com temática espacial foi criada e desenhada pelo avô do bebê, o que garantiu ao ambiente mais personalidade e afetividade. Com o fundo do desenho na cor azul escuro, representando a via láctea, as outras paredes foram pintadas numa cor mais clara, na cor cinza, suavizando o tom escuro. Além dessas duas cores e do cinza do berço e cômoda, estão presentes outros tons neutros como o branco e os tons de madeira.

Para a decoração foram escolhidos um pufe laranja e um tapete listrado em branco e amarelo, que coordenam com o colorido da pintura temática, sendo os outros itens em tons neutros, como preto, branco e cinza, pois os brinquedos é que trarão mais cores e vida ao quarto.

Um ponto de destaque neste projeto são as possibilidades de iluminação do ambiente. Foram previstos tanto iluminação geral, com luz branca, quanto iluminação com pontos focais, sanca, e de detalhes, como a arandela em formato de nuvem e itens de decoração luminoso, todos com luz amarela que traz uma ambiência aconchegante ao cômodo.

O berço e a cômoda foram reaproveitadas e remodeladas, como a mudança em algumas linhas no desenho e recebendo nova pintura na cor cinza.

A pintura em duas das paredes com a temática espacial é o grande destaque do quarto. Foi utilizado um tom de azul escuro como fundo para destacar os desenhos feitos à mão com caneta posca.

A iluminação foi pensada para os diversos momentos do dia e das atividades da criança e dos pais no quarto.

A poltrona escolhida não é uma poltrona de amamentação tradicional, mas sim uma mais moderna, e muito confortável, que deverá ser aproveitada posteriormente em outro local da casa. O pufe de tricô laranja e o tapete listrado em branco e amarelo rimam com as pinturas e se contrapõem ao azul escuro das paredes.

Além da iluminação mais tradicional no teto, sanca e arandelas, o quarto também possui elementos decorativos luminosos que ampliam ainda mais as possibilidades de iluminação diferentes, criando climas variados no quarto.

Equilíbrio entre o colorido e o neutro.

Poltrona com pufe para o conforto na hora da amamentação. A arandela em forma de nuvem e o suporte para os livrinhos locados ao lado da poltrona para estimular a leitura na criança.

A pintura na parede com temática espacial conta com estrelas, planetas e foguetes criados e desenhados pelo avô do bebê, dando ainda mais personalidade e afetividade ao quarto.

Cada atividade tem o seu espaço definido.

Em oposição à parede com os desenhos do espaço, a parede que onde fica o berço assume tons neutros em cinza e madeira. Nichos e cestos de tecido completam a decoração.

Tudo à mão e em local estratégico, como o cabide de bolsas próximo à saída do quarto.

O trocador deve ser um espaço planejado para que funcione perfeitamente no dia a dia.

Detalhes da decoração.

Detalhes da decoração.

Composição de quadros e objetos decorativos na entrada do quarto.

Detalhes da decoração.

Detalhes que fazem a diferença.

Composição de quadros e objetos decorativos na entrada do quarto.