logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE


Um casal jovem nos procurou para fazermos a reforma e ambientação do seu primeiro apartamento. 

Eles tinham como principal referência estética o estilo hygge, que é uma palavra dinamarquesa que significa “bem-estar”. Foram os próprios clientes que escolheram esse nome, traduzindo o que eles queriam para a sua casa, um local de conforto e que os fizesse se sentir bem. 

Trata-se de um apartamento de 117,00m², com 4 quartos. Como os clientes trabalham de casa, precisavam que dois desses quartos fossem home offices separados, um para cada um, e os outros dois seriam um quarto para o casal e o outro para visitas/futuro filho. 

As salas e cozinha deveriam ser o máximo possível integradas e o apartamento como um todo deveria ter o mesmo estilo/pegada, criando unidade. 

Fotografias: Walter Dias.

Vista da sala de estar, jantar e cozinha integrados, dando amplitude ao espaço que mistura tons neutros com o calor da madeira que traz aconchego.

A sala de estar é minimalista, mas sem perder o conforto e a sensação de bem estar.

Com a abertura da esquadria, sala de estar e varanda se integram e o verde do frondoso jardim vertical invade o ambiente interno do apartamento.

Ambientes totalmente integrados e que permitem a interação entre as pessoas a qualquer momento. Ao fundo, a cozinha com a nova ilha criada pelo escritório.

Uma cozinha compacta, mas extremamente funcional, com tudo o que se tem direito, inclusive uma ilha, com mesa para refeições rápidas.

Na foto da esquerda, no primeiro plano, a mesa para refeições rápidas e ao fundo o elegante nicho que abraça o local da bancada da cuba. Na foto da direita, ao fundo, uma divisória vazada, que permite a passagem de iluminação e ventilação através e para a área de serviço, ao mesmo tempo em que isola esse ambiente da cozinha.

O elegante nicho em nanoglass envolve a bancada e emoldura este espaço da cozinha. A combinação entre elementos brancos, cinzas, pretos e em tom de madeira criam uma atmosfera muito sofisticada.

A divisória entre a sala de jantar e o hall de circulação íntima do apartamento é um elemento de destaque do projeto. Assim como a divisória que separa a cozinha da área de serviço, que possui desenho semelhante, além do apelo estético, garante ambientes mais iluminados e com ventilação cruzada.

A divisória com portas de correr permite integrar ou isolar os espaços quando necessário. Ao fundo, depois da divisória, há o home office da cliente, através de onde vem a luz e o vento que circula pela sala de jantar.

O home office da cliente é puro charme e aconchego. O piso e a mesa em madeira contrastam com as estantes brancas e com desenho leve, de ambos os lados do ambiente.

O home office do cliente segue a linha do minimalista mas com aconchego, sendo que aqui utilizamos tons mais escuros, como preto e o azul profundo. Na foto da direita, o revestimento em placas termo acústicas na altura de "meia parede", cria uma moldura para este canto do quarto e para os objetos do cliente, além de garantir melhor qualidade sonora para as vídeo chamadas de trabalho e para aqueles dias de música e violão.

No quarto de casal, a pedida foi novamente a da simplicidade aconchegante, sem distrações ou excessos.

À esquerda, o banheiro do casal é um caso à parte, moderno, amplo, elegante e aconchegante, seguindo os tons adotados para o restante do apartamento. À direita, o bwc social tem cara de lavabo, e uma pegada mais jovem e descolada, com destaque para a cuba apoiada sobre um móvel em serralharia e para o boxe com vidro canelado.

Planta do apartamento após a reforma proposta pelo escritório.

Planta original do apartamento.