logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

A família nos procurou por frequentar e gostar bastante do estilo do nosso projeto para O Mundo Lá de Casa, um espaço aconchegante e com decoração afetiva. Tinham adquirido um apartamento novo de 4 quartos e queriam fazer reforma completa nele.

Fotos: Adriano Rodrigo.

PROJETO

Nos foi pedido total integração da sala com a varanda e cozinha, e além disso, abrir o primeiro quarto para virar um home theater também integrado à sala de estar. Onde tínhamos 4 ambientes separados, passamos a ter um espaço amplo para receber bem, cozinhar e conversar.

O layout da sala se volta para a varanda, onde temos uma vista da cidade, e os dois ambientes conformam uma área de estar. Na cozinha, aberta para a sala de jantar, foi projetada uma ilha, para maior interação de quem cozinha com a mesa de jantar e que conta com uma pequena bancada para refeições do dia a dia.

Um mesmo piso em porcelanato que imita concreto foi usado em toda a sala e na área íntima. Já na cozinha, optamos por um modelo de piso com estampa de ladrilhos hidráulicos antigos, em tons suaves, dando um clima especial ao ambiente. Para reforçar a integração, recorremos ao uso de dois revestimentos nas paredes que foram aplicados na maior parte das superfícies: um tijolinho rústico na sala de jantar e estar e painéis de mdf amadeirados, na sala de jantar e de tv. Este último camufla a porta de acesso à despensa (que era o lavabo) e também foi aplicado como forro do home theater, trazendo um clima de aconchego que esta área sugere.

O mobiliário tem design moderno e cores neutras, como o branco, bege, preto e marrom, deixando lugar para o colorido trazido pelas peças de artesanato da cliente e os tapetes, com desenho e cores escolhidos pelo escritório. Há ainda o uso de peças mais sofisticadas, como o bar em acrílico transparente e a cristaleira que terminam por compor o mix de texturas e materiais do apartamento.

A iluminação se faz de forma aconchegante com o uso de lâmpadas branco quente presentes nos spots, criteriosamente localizados, nas sancas no teto, nas pendentes da mesa de jantar e na cristaleira. Apenas na cozinha temos uma luz mais branca por ser uma área de trabalho que requer o efeito de atenção que ela dá.

Na suíte master, integramos dois quartos e um dos banheiros, o que resultou num quarto e closet com dimensões bem generosas. Um papel de parede com textura de palhinha foi escolhido para revestir a maior parte das paredes, e junto com as persianas em madeira trazem um clima de aconchego e a rusticidade que a cliente desejava. O painel de cabeceira acolchoado e revestido com um tecido verde faz contraste com o papel e com a mesa de cabeceira, que era um baú da antiga casa.

O closet aberto permite uma maior praticidade no dia a dia, facilitando uma melhor visualização das roupas e acessórios e num cantinho dele, ainda temos um pequeno home office. Todo o mobiliário planejado tem linhas retas e tons neutros, se alinhando ao restante do apartamento.  O banheiro, originalmente já com um bom tamanho, ganhou revestimento 20x20cm com alguns detalhes delicados e porcelanato com textura de madeira patinada branca, além de um armário com ripado em madeira, proporcionando um clima de bem-estar.

No quarto do filho, temos um layout comum com cama de casal, roupeiro e bancada de estudo. Na cabeceira da cama foi feito um painel branco ripado com fichas, que preenche toda a parede, integrando a área de estudos. Foi projetada uma faixa com iluminação indireta para uso noturno, que pode ser acionada num interruptor ao lado da cama. No lado da tv, projetamos um painel preto que incluiu uma porta pivotante de acesso ao banheiro, deixando essa entrada camuflada e que permitiu um melhor resultado estético a essa parede. 

O banheiro foi revestido com tijolinhos brancos com rejuntes alinhados e tem um detalhe em revestimento 20x20cm azul que foi aplicado no piso e parte da parede da bancada, sendo arrematado com um rodameio em madeira. O espelho redondo contribui para o ar jovem do espaço.

Por fim, o banheiro que era do primeiro quarto, virou banheiro social, e nele levamos também o estilo rústico do apartamento através do uso do revestimento em porcelanato amadeirado. A bancada, também em porcelanato conta com um toalheiro moldado nela.

A sala de estar original era bem pequena em relação à área do apartamento. Com isso, a varanda e um dos quartos foram integrados à sala.

A sala passou a ser um espaço bem mais amplo, ao mesmo tempo em que permite usos similares aos espaços originais. O conjunto de mesa e cadeiras cumpre o papel de receber pessoas de um modo mais informal.

O espaço de estar se volta para o antigo local da varanda e para a vista da cidade.

O mix de materiais rústicos e texturas dão o tom nesta sala.

As paredes com revestimento em tijolinho fazem a conexão entre os ambientes, assim como o tapete geométrico em tons de verde, cru e cinza. Criamos um rebaixo no forro de gesso para acomodar os condicionadores de ar do tipo cassete.

A partir da sala de estar é possível visualizar e se comunicar com a sala de tv, sala de jantar e cozinha. Esses espaços integrados deram uma nova cara ao apartamento, deixando-o muito mais amplo e confortável.

O móvel do bar em acrílico, desenhado pelo escritório, faz também o papel de aparador do sofá retrátil da sala de tv. O teto da sala de tv em madeira se prolonga em forma de parede até a sala de jantar.

O teto em madeira na sala de tv, além do papel estético de trazer aconchego ao ambiente, impacta também no aspecto acústico, melhorando a experiência de uso do home theater. O tapete geométrico colorido junto com a decoração despojada, deixa o ambiente mais leve.

Sala de tv tem iluminação mais difusa e aconchegante.

A sala de tv se integra à sala de estar e a de jantar. O sofá retrátil em couro, extremamente confortável, é a peça de destaque deste ambiente.

A mesa de jantar tem como elemento principal uma tora de madeira natural que traz uma pegada rústica ao ambiente, junto com a parede em tijolinho e objetos de artesanato dispostos nela. Ao mesmo tempo, os tampos em vidro e a cristaleira em vidro reflecta bronze com iluminação interna trazem um contraponto e dão leveza ao espaço.

As paredes foram pensadas como locais para dispor as várias peças de artesanato e objetos pessoais dos clientes, ajudando a contar a história e deixar o apartamento com a cara deles.

A ilha da cozinha com bancada em Dekton e mesa de refeições em mdf deixa a cozinha mais funcional e ajuda na integração com a sala de jantar, tornando o espaço mais dinâmico e divertido para receber as visitas.

A mesa de refeições rápidas junto à ilha é extremamente funcional.

A cozinha segue a mesma pegada rústica do restante do apartamento. O porcelanato que remete a ladrilhos hidráulicos junto com os móveis em tons de madeira garantem esse visual.

A integração dos espaços deixa a casa mais funcional e dinâmica.

Da cozinha é possível se comunicar com toda a área social do apartamento.

Na entrada da circulação íntima, dispusemos uma grande estante para acomodar as várias peças de arte e artesanato dos clientes.

No quarto de casal, optamos por usar um papel de parede neutro, com uma textura mais rústica como plano de fundo para o espaço. O painel de cabeceira estofado em tecido verde faz um contraponto e o baú antigo existente completa o cenário.

O quarto possui elementos em tons neutros mas que rementem ao aconchego.

O quarto de casal e closet são integrados, deixando o ambiente maior e mais fluido. A iluminação indireta deixa o ambiente mais tranquilo e relaxante.

As mesas laterais são pontuadas com a iluminação das luminárias pendentes que tem tons próximos aos escolhidos para o mobiliário.

O painel de tv tem um desenho modulado e com espaço garantido para os objetos pessoais e de decoração dos clientes. O tom de madeira escuro do rack se contrasta com o branco do painel.

Detalhe das mesas laterais com as luminárias pendentes e da estante e painel do rack da tv.

O closet aberto é garantia de praticidade.

O mesmo papel de parede usado na parte do quarto é usado aqui também, assim como a persiana em madeira, o que garante a unidade entre os ambientes.

Os tons neutros também fazem parte deste espaço, haja vista que o closet é aberto e já haveria a informação das cores e texturas das roupas e objetos.

No closet há ainda um espaço destinado a um pequeno home office, que é bem reservado, de modo a não atrapalhar a dinâmica do quarto.

No banheiro do casal utilizamos um porcelanato que remete a madeira patinada em todas as paredes, exceto a do balcão, que investimos num revestimento que remete a um ladrilho hidráulico, ora monocolor, ora com um grafismo. O armário inferior recebeu um ripado nas portas e tem um nicho aberto para produtos do dia a dia.

O mix de revestimentos rústicos deu um toque especial a este banheiro. As duas cubas dão um maior conforto ao casal.

O quarto do filho recebeu um painel de cabeceira ripado branco com um nicho recuado em tom de madeira.

O nicho em madeira recebeu iluminação em led.

O armário com portas em espelho ampliam o tamanho do quarto.

O painel de tv preto desenhado pelo escritório disfarça a porta pivotante de acesso ao banheiro.

O nicho iluminado no painel de cabeceira é uma solução inusitada mas que traz um toque de aconchego necessário a um ambiente como um quarto.

O banheiro do quarto do filho ganhou revestimento em dois tons. A cerâmica azul entrou no piso e na parede, até meia altura. No restante das paredes foi usado um tijolinho metrotiles, com rejuntes alinhados. O espelho preto com alça de couro conversa com o rodameio em madeira.

No banheiro social optamos por usar revestimentos amadeirados, inclusive na bancada em porcelanato desenhada pela nossa equipe, para conectar com os ambientes sociais, onde a madeira é bastante presente. O espelho de canto a canto ajuda a ampliar o espaço.

Planta baixa original do apartamento.

Planta baixa do projeto do apartamento.