A partir das alterações propostas na planta, o apartamento ganhou em amplitude e integração espacial. Varanda, santuário, salas de estar, jantar e almoço, home office e cozinha passaram a ficar integrados visualmente.
O casal tem no catolicismo a sua religião e crença, por isso, pediu um espaço onde pudesse estudar e praticar a sua fé. Usamos o espaço circular que havia em um trecho da sala, que se destaca volumetricamente na fachada do edifício, para locar o santuário. Este espaço é muito importante para os clientes, por isso, pode ser observado desde a entrada do apartamento e possui uma relação direta e simbólica com a mesa de jantar.
A integração dos espaços sociais criam um verdadeiro local de interação e confraternização de familiares e amigos. Isto foi um pedido dos clientes, para que tivessem a oportunidade de juntar as duas famílias ao mesmo tempo.
O santuário é um espaço simples, mas de impacto para o casal. A parede em tijolinhos rústicos é pano de fundo para as imagens dos santos e a cruz, que é retroiluminada por uma fita de led.
A sala de estar/sala de tv é ampla e confortável. Os clientes são muito caseiros, e um dos passatempos preferidos é assistir séries e filmes. Uma boa tv, som e sofás são fundamentais. O revestimento em tijolinho, a madeira que reveste as paredes externas do lavabo, o couro natural do sofá conferem um aspecto acolhedor e aconchegante ao espaço.
A mescla entre elementos naturais e industriais dá o tom nesse projeto. Ao fundo, o home office, também integrado ao espaço social, porém com possiblidade de fechá-lo com uma divisória acústica, quando necessário.
Os lavabo, à direita, teve as paredes revestidas com madeira, num tom suave e atemporal. Esse mesmo tom aparece no móvel do café e nos armários da cozinha, reforçando a ideia de integração entre os espaços e conferindo esse toque acolhedor pretendido no projeto.
A mesa de almoço, menor que a de jantar, serve para pequenas reuniões e refeições do dia a dia. O móvel do café e também um local para outras paixões do casal, como os livros e as artes/artesanatos.
O piso de madeira, proposto para a varanda, avança sobre às salas, servido para ampliar o espaço da varanda em si, como também para reforçar a ideia de integração espacial e levar o aspecto de área externa, verde, mais para dentro do apartamento.
O jardim vertical, junto com a madeira e o mobiliário de área externa dá ao espaço esse caráter de espaço exterior, traz um pouco da ideia de casa para o apartamento.
Na varanda foi criada uma bancada bem confortável, para um espaço gourmet, com adega e churrasqueira.
O home office é um dos espaços mais importantes da casa, e foi pedido que ele pudesse ser integrado, ao mesmo tempo em que, quando necessário, pudesse ser isolado. Demos uma atenção especial ao tratamento acústico, por isso utilizamos algumas soluções com o forro mineral, cortina e portas divisórias acústicos, piso em madeira e placas termo acústicas ripadas nas paredes sobre as bancadas.
A possiblidade de iluminação indireta foi um dos pedidos do casal de clientes, assim como uma pegada industrial e jovem, mas sem ser infantil. Utilizamos móveis em serralharia, ora misturados com vidro, como na estante de livros, ora com madeira, como na bancada de trabalho.
Divisórias acústicas e cortinas garantem o isolamento do espaço quando necessário.
A cozinha aberta, integrada e com ilha era um sonho da cliente, que parecia muito difícil de alcançar com a planta original do apartamento, mas, com alterações simples e inteligentes, conseguimos atender a esse pedido.
Muitos armários e uma bancada de trabalho generosa marcam essa cozinha. Ao mesmo tempo, ela tem um ar leve e atemporal, seja pelo desenho limpo dos móveis, seja pelos acabamentos escolhidos, em tons de branco, cinza, madeira e vidro.
A parede de cobogó verde ao fundo traz um elemento rústico e regional ao projeto, ao mesmo tempo em que assegura uma boa ventilação e iluminação ao espaço da cozinha, através dos quartos.