logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

O casal de clientes nos procurou com uma missão bem definida, fazer projeto e obra em três meses, pois haviam vendido o apartamento em que moravam e tinham um prazo determinado para liberá-lo ao comprador. 

A partir das referências muito bem alinhadas do que os clientes pretendiam estética e funcionalmente para o apartamento e da colaboração entre arquitetos, clientes e equipe de obra, se definiu os mínimos produtos viáveis a serem entregues para viabilizar o início da obra no menor prazo possível. 

As referências do casal eram, em sua maior parte, de ambientes com uma pegada industrial, jovem e descolada, onde também se percebia, claramente, a identidade dos moradores, o que casava bem com o estilo de projeto do escritório que busca fazer projetos personalizados e que permitam que os moradores se apropriem verdadeiramente dos espaços.

Fotos: Adriano Rodrigo.

PROJETO

Os clientes queriam um apartamento com “cara de casa”, onde os espaços fossem integrados e o projeto abraçasse o dia a dia real da família. Com isso, propusemos algumas modificações em relação à planta original do imóvel: integramos a varanda e a cozinha às salas de estar e jantar, criando um grande espaço único, diferenciando os usos de cada parte através dos diferentes revestimentos de piso. 

Nas salas, assim como nos quartos e circulação, utilizamos um piso laminado de madeira, na cozinha um ladrilho hidráulico geométrico com paginação “aleatória” e na varanda, que teve o nível do piso elevado, para criar a sensação de um espaço diferente, apesar da integração, utilizamos um porcelanato com visual de cimento queimado. 

Além de integrar a varanda, ainda crescemos um pouco o seu tamanho em direção às salas, já que propusemos uma mesa de jantar conectada à cozinha, com isso ganhamos espaço. A varanda maior, aberta, com mesa, almofadões, rede, poltrona de balanço e vegetação tem, de certa forma, uma cara de “quintal”, de área externa de uma casa, trazendo um ar diferente ao apartamento. 

Na cozinha, propusemos um mix de armários abertos e fechados, deixando os itens mais à mão, facilitando o dia a dia. A bancada em madeira natural lyptus contrasta com os elementos industriais como a laje aparente em concreto armado adotada em toda a sala e e os mobiliário e peças em serralharia. 

O revestimento em tijolinhos presente nas paredes da cozinha, salas e varanda reforçam a integração dos ambientes. Boa parte dos móveis que o casal tinha no antigo apartamento foi aproveitada, como sofá, poltronas da sala e do quarto de casal, sofá-cama do home office e algumas das cadeiras da mesa de jantar, onde propusemos um mix com cadeiras diferentes. 

Na área íntima do apartamento, propusemos uma alteração na planta, incorporando o lavabo original ao closet do casal, aumentando o seu espaço. Com isso, o primeiro quarto foi transformado em home office, e o banheiro que fazia parte dele se transformou no novo lavabo. 

Assim como na área social, os ambientes dos quartos e banheiros seguem uma pegada industrial, utilizando madeira, móveis em serralharia, concreto aparente e tijolinhos, mas sem abrir mão de elementos que garantam um ambiente aconchegante e acolhedor.

Integramos a cozinha e a varanda à sala, criando um grande espaço para reunir a família e os amigos. Utilizamos o piso laminado de madeira na sala, o ladrilho hidráulico na cozinha e o porcelanato que reproduz cimento queimado na varanda, um mix que deu certo.

A cozinha totalmente aberta fez com que pudéssemos dispensar o uso da mesa de jantar, já que o casal também não fazia questão e com isso deixamos os espaços mais livres e amplos.

Na sala, deixamos a laje em concreto aparente à mostra e descascamos também algumas vigas e pilares. Para reforçar a estética industrial, as instalações para iluminação e ar condiconado ficaram aparentes em eletrocalhas.

Na sala de tv também criamos um recanto que pode ser usado para leitura, com uma poltrona super confortável.

O peinel de tv se integra com uma cristaleira em vidro que é emoldurada por uma estrutura em metalon.

Na mesa de jantar utilizamos um mix de cadeiras que dá um toque inusitado ao espaço de refeições. A integração do piso laminado de madeira com o ladrilho hidráulico com paginação “aleatória” se deu de forma muito harmoniosa.

A estética industrial permeia todo o projeto deste apartamento.

A cozinha desse apartamento é o coração desse grande espaço de convivência que foi criado.

Elevamos em 10 centímetros o piso da varanda para, apesar da integração, criar um ambiente diferenciado dos outros que estão próximos.

O piso em ladrilho hidráulico conversa com a estrutura em metalon acima do balcão e mesa do jantar e também com a molduras em alumínio preto das portas dos armários aéreos.

A partir do balcão do cooktop da cozinha e da mesa de jantar é possível ver a sala de estar e a varanda pois os espaços se relacionam e integram. A bancada em madeira maciça é um diferencial do projeto.

O jardim vertical traz um toque de verde e se contrapõe ao elementos industriais. A cadeira de balanço suspensa traz um caráter lúdico ao espaço, além de ser um elemento coringa que serve tanto à varanda quanto à sala.

A varanda permite diversos layouts e usos, pois todos os elementos são móveis, como a mesa, futons, pufes e rede.

A sala ampla e integrada é um diferencial desse projeto, que apesar de ser em uma apartamento, tem um certo ar de casa.

O lavabo tem tons mais escuros e sóbrios como o piso em porcelanato que remete a cimento queimado e o tom de cinza escuro na parte superior das paredes. O casquilho de tijolo na parte inferior das paredes dá um toque de aconchego e faz contraponto com os demais tons.

No quarto de casal também descascamos o pilar e algumas vigas, deixando o concreto à mostra. O piso é o mesmo laminado utilizado em todo o apartamento.

Aproveitamos um móvel existente como rack e criamos um outro em aço preto para deixar o conjunto mais ergonômico e criar o nicho de equipamentos.

Demolimos as paredes que dividiam o banheiro e o closet do quarto e criamos uma esquadria em madeira com portas de correr com vidro jateado, que permite melhor iluminar esses espaços além de contribuir para a linguagem industrial pretendida para o apartamento.

A luminária pendente, executada pelos próprios clientes, dá uma iluminação indireta ao ambiente, criando um clima mais aconchegante.

Criamos um painel de cabeceira ripado na cor cinza e aproveitamos dois criados mudos existentes que o casal possuía.

No closet criamos uma estrutura vazada em aço carbono para sustentar os gaveteiros e prateleiras em mdf, o que garantiu um ambiente bem leve e menos apertado visualmente. A iluminação com trilho eletrificado é bastante versátil e funcional.

No banheiro de casal foi utilizada uma combinação infalível de preto e branco. No piso foi especificada uma pedra hexagonal preta em grande formato, enquanto que nas paredes o revestimento é branco, também com formato hexagonal. A bancada em concreto aparente moldado in loco traz um tom industrial ao espaço.

Para João, nosso mini cliente, propusemos um quarto montessoriano, onde todos os elementos estão ao alcance dele, de forma que o seu desenvolvimento seja facilitado e sua independência estimulada.

Os vários tons de cinza criam uma base neutra que se contrapõe ao piso em laminado de madeira e aos elementos decorativos que trazem toque de cor ao espaço.

O uso da madeira no piso e do tijolinho em trechos de parede conectam o quartinho de João com o restante do apartamento.

O banheiro de João tem tons neutros como o piso em porcelanato de cimento queimado e metrotiles branco nas paredes até meia altura. A bancada em silestone cinza e o móvel em tons de azul e madeira completam a cena.

O escritório/quarto de hóspedes é marcado pelos tons escuros e pelas estantes em metalon e madeira natural, com nichos abertos prateleira e módulos fechados.

Aproveitamos um sofá cama existente na cor azul que se contrapões às paredes cinza e à parede em texturatto especial efeito mármore da Suvinil.

O local de trabalho é bem compacto e funcional, o que atende perfeitamente à demanda do casal.

No banheiro da brinquedoteca usamos um revestimento hexagonal branco, num formato maior, e o piso no mesmo porcelanato que foi usado no banheiro de João. Um banheiro simples mas funcional e charmoso.

Planta baixa original do apartamento.

Planta baixa do projeto do apartamento.