logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Este projeto foi feito para uma geriatra que passa boa parte do seu dia atendendo pacientes em domicílio e nos dizia que “Quero um lugar onde eu me sinta em casa, expresse a minha personalidade e seja diferente das que eu entro todo dia”. E foi assim que a cliente nos pediu que fizéssemos a ambientação do seu apartamento de 176m², onde ela morará com o marido e o casal de filhos. Ela tinha na cabeça muitas referências rústicas, com uso de madeira, acabamentos naturais e vegetação, com todos os espaços tendo um caráter visual que fugia dos padrões convencionais, trazendo sempre uma possibilidade de uso incomum.

PROJETO

A partir disso, pensamos cada espaço individualmente, refletindo a personalidade dos moradores, mas criando uma base em comum que conectasse todo o projeto. A madeira e os tons escuros permeiam todo o projeto e fazem o link entre os espaços.

Originalmente, o apartamento possuía quatro quartos, sendo uma suíte, mais dependência completa de serviço. Estruturalmente, fizemos duas modificações importantes, a primeira delas foi na cozinha, onde quebramos toda a parede que dividia com a sala, criando um espaço totalmente integrado, onde propusemos uma esquadria em madeira e vidro, com um desenho retrô, que pode ser totalmente aberta ou fechada, a depender da conveniência. 

A outra grande modificação foi feita na suíte do casal, que era o menor dos quartos e possuía a pior orientação em relação aos ventos e insolação. Como os clientes solicitaram também uma sala de banho ampla e confortável, propusemos unir a suíte a um dos outros três quartos, transformando-a numa suíte máster. O banheiro antigo foi generosamente ampliado, ganhando banheira, e cabine exclusiva para a bacia. O closet sofreu pequenas alterações e o quarto, propriamente dito, aumentou consideravelmente de tamanho e passou a se voltar para a melhor orientação e a se integrar com a varanda (ver abaixo as plantas de antes e depois).

Nas salas propusemos um layout que permita a integração dos espaços e das pessoas. São duas salas de estar, uma que também funciona como sala de tv e outra formada por sofá e bancos para uma conversa informal. A mesa de jantar redonda para oito pessoas reforça a ideia de integração. Acima da janela da sala existia uma viga chata, a qual foi utilizada como apoio para a vegetação que dá vida ao espaço. Abaixo dessa janela propusemos uma estante de canto a canto para guarda de livros e objetos de decoração, enquanto que na parede oposta à entrada propusemos uma grande composição de quadros de diferentes tamanhos. No piso e no teto utilizamos madeira de demolição, sendo o piso formado por taliscas de madeiras diferentes enquanto o teto tem réguas presas por tirantes, criando uma espécie de forro acima do estar.

Na cozinha, fizemos uso do tijolo aparente na cor natural em todas as paredes que junto com o ladrilho hidráulico no piso, e o desenho retrô do mobiliário criaram uma atmosfera de cozinha antiga, trazendo aura de casa para o apartamento. Optamos por fazer uso de prateleiras e nichos abertos em alguns lugares e deixar parte dos utensílios e temperos a mostra. Os revestimentos mais rústicos contrastam com o aço inox usado na bancada e na proteção da parede no fundo do fogão, que traz um toque de modernidade.

Os quartos dos filhos, um menino de cinco e uma menina de oito anos, foram pensados cada um com uma temática. O do menino, tem uma pegada de aventura, com a cama no alto acessada por uma escada e com a descida podendo ser feita por um mastro tipo bombeiros, com almofadas embaixo para evitar quedas. Abaixo da cama um espaço de estar e a bancada de estudos. A luminária projetada pela nossa equipe e o desenho personalizado feito na parede completam o espaço. 

No quarto da menina, a ideia é um cenário que remeta a uma floresta, onde usamos um papel de parede azul escuro floral e projetamos a cama como sendo uma casinha. O piso de madeira e a poltrona de balanço presa no teto completam o cenário lúdico. Há ainda a bancada de estudos e a penteadeira como espaços funcionais. 

No quarto do casal utilizamos novamente a madeira no piso e desta vez também no painel de cabeceira da cama. Nas paredes usamos um tom de cinza escuro que contratam com o tijolinho branco usado na parede da tv.

Nos banheiros também mesclamos tons escuros de cinza, concreto e pedra com madeira nas bancadas e espelhos, criando uma atmosfera sóbria e ao mesmo tempo aconchegante. 

Vista das salas de estar e jantar a partir da entrada do apartamento. O piso e as réguas do teto são em madeira de demolição e dominam o ambiente. Os tapetes persas e os sofás de design definem o estar.

O sofá em couro é o destaque da sala de estar. Ao fundo, a composição de quadros na parede e a esquadria que comunica as salas com a cozinha.

A mesa de jantar redonda para oito pessoas estimula a interação entre as pessoas. O tampo de madeira se contrapõe ao preto das cadeiras. Ao fundo, a vegetação utilizada acima da janela. Abaixo da janela a estante que vai de canto a canto da sala.

A cozinha é bem descolada com mistura de revestimentos como o tijolo aparente e o piso em ladrilho hidráulico e com os objetos e utensílios a mostra.

No lavabo propusemos uma bancada de madeira natural e fizemos uma brincadeira nas duas paredes com uma composição com espelhos de diferentes tamanhos com moldura de madeira.

No quarto do filho o piso em madeira contrasta com o papel de parede de tijolinhos pretos. A cama foi pensada no alto e é acessada através de uma escada de marinheiro. Para descer, é possível escorregar pelo mastro e cair no almofadão.

Numa das paredes utilizamos um grafismo com um desenho personalizado para esse projeto.

Abaixo da cama suspensa fica o espaço de estudo e um espaço de lazer e brincadeiras. A luminária do teto feita com conduletes pretos foi desenhada pela nossa equipe.

No quarto da filha a temática remete a uma floresta. O papel de parede floral compõe com a cama em forma de casinha.

O tapete listrado colorido com as almofadas no chão deixam o ambiente mais casual e descontraído. utilizamos um banco da Tok&Stok como móvel de tv. A poltrona de balanço presa no teto é um dos destaques do quarto.

O cantinho do estudo se integra a penteadeira otimizando o uso do espaço.

O painel de cabeceira mais alto em madeira de demolição emoldura a cena. A poltrona e o tapete com estampas geométricas se completam.

A parede de tijolinho aparente branco traz mais um toque de aconchego ao quarto.

Na sala de banho da suíte do casal projetamos uma esquadria em aço e vidro que permite a integração da parte dos lavatórios e banheira com o restante do quarto, enquanto a cabine da bacia sanitária tem maior privacidade. A bancada de madeira e os revestimentos rústicos dão uma personalidade muito própria ao espaço.

Planta baixa antes da reforma.

Planta baixa depois da reforma.