logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Em busca de um ritmo de vida menos acelerado, um casal idoso decidiu trocar o apartamento na cidade por uma região tranquila no Alphaville Francisco Brennand, em Recife. Assim nasceu a Casa Duo, que possui esse nome em homenagem ao casal proprietário, assim como uma referência a sua estética em dois volumes distintos.

PROJETO

A casa deveria ser ampla sem ser grande, confortável sem ser luxuosa, elegante sem ser monumental, fugindo um pouco do padrão de casa no Alphaville. A princípio, os clientes pensavam em uma residência com 2 pavimentos. No entanto, pensando no futuro e na acessibilidade dos moradores, propusemos uma casa térrea, formada por dois blocos principais, sendo o primeiro com os ambientes de caráter social e o segundo guardando os ambientes íntimos. 

Com um terreno retangular de aproximadamente 700m², com orientação solar bastante favorável à implantação, dispusemos os blocos de forma linear ao longo do terreno, voltando todos os ambientes de permanência prolongada para o nascente e aproveitando os ventos nordeste e sudeste, para criar a ventilação cruzada nesses espaços. Para dotar a casa com uma volumetria mais nobre, decidimos elevar os dois blocos (social e íntimo) em 1,50m, respeitando a topografia original do lote.

O bloco social, mais próximo à rua, é composto pelas salas de estar e jantar, terraço de lazer, lavabo e cozinha americana. A planta foi pensada de forma a permitir uma integração total dos espaços. Assim, temos a cozinha integrada às salas, que por sua vez se integram ao terraço de lazer, que se integra ao pátio externo. 

Este pátio foi pensado como um espaço de transição entre o exterior e o interior, por onde se acessa a casa e que pode abrigar mais pessoas para confraternizações maiores, com maior número de convidados. Como protagonista deste pátio propusemos uma árvore que além de compor com a volumetria do projeto traz sombra e vida para o pátio. 

Sob o bloco social temos um pavimento semienterrado onde locamos a garagem para três carros, depósito, área e quarto de serviço, formando assim o embasamento da casa, todo revestido por pedra moledo.

Para o bloco íntimo, o mais distante da rua, decidimos locar as três suítes, sendo uma delas a suíte master do casal com closet e banheiro amplos e confortáveis. Todas as suítes se abrem para um terraço, criando um espaço aprazível e que também tem a função de beiral, protegendo contra a insolação nascente direta nos quartos. 

Ainda no bloco íntimo, deslocamos a circulação para a fachada poente e criamos um pergolado de estrutura metálica que faz a proteção contra o sol da tarde e conforma um espaço para a criação de uma espécie de jardim de inverno. Em todas as esquadrias externas desse bloco, a exemplo do que acontece no bloco social, foram projetadas venezianas metálicas que filtram a luz e regulam o conforto térmico da residência. 

Criamos ainda como um volume a parte, um escritório, locado entre o setor social e o setor íntimo, tendo em vista que os proprietários eventualmente devem receber visitas para negócios. 

Há ainda uma piscina com deck, que foi projetada ao lado do pátio de chegada e do terraço de lazer mas que só será executada depois.

Por último, o projeto adotou soluções arquitetônicas sustentáveis como iluminação natural, ventilação cruzada, pergolados, iluminação zenital, assim como soluções técnicas como aquecimento da água por painéis solares, reutilização da água da chuva, teto jardim e fachada ventilada.

Como resultado, tivemos um projeto de fácil execução, estrutura simples, estética apurada, planta racional, e uma volumetria simples que se destaca na paisagem das casas do Alphaville.

Fachada principal da casa elevada do solo, com jardins frontais e o acesso a garagem.

Fachada principal da casa elevada do solo, com jardins frontais e o acesso a garagem para três veículos. Utilização de materiais como pedra moledo, venezianas de alumínio e pisos cimentícios.

Pátio de chegada da casa com o terraço de lazer com churrasqueira ao fundo, que também pode se integrar as salas de estar e jantar.

A casa é totalmente voltada para o nascente. Na imagem, o bloco íntimo com a terraço dos quartos.

Fachada oeste com proteção contra o sol poente garantindo melhor conforto térmico para a residência.

Salas de estar e jantar com integração com o terraço de lazer e jardim de inverno ao fundo.

Salas de estar e jantar com pé direito amplo e com a cozinha americana ao fundo.

Planta Baixa - Pavimento Térreo

Planta Baixa - Pavimento Semienterrado

Fachada Norte (frontal)

Fachada Leste (nascente)

Fachada Oeste (poente)

Fachada Sul (fundos)