logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Um casal que na maior parte do tempo trabalha a partir de casa, um deles com canal no YouTube, estava cansado da vida agitada na cidade e nos procurou para projetarmos a casa deles em Aldeia. O local fica na região metropolitana do Recife e se caracteriza pela tranquilidade, clima ameno e vegetação abundante, onde poderiam ter uma vida menos acelerada e curtir mais o crescimento das filhas. A casa deveria ter "cara de casa", ser confortável sem ser muito grande e ocupar o a menor área possível do terreno, deixando muito espaço livre para as crianças brincarem e para plantar árvores frutíferas.

PROJETO

Como a maior parte dos nosso projetos de arquitetura, o ponto de partida foi uma análise cuidadosa do terreno e suas condicionantes. Esta casa foi orientada para a frente do lote, onde se tem tem a melhor ventilação, e que assim cruzará toda a casa o ano inteiro. Daí surgiu o nome dado ao projeto, Casa Brisa. 

A casa foi locada junto ao recuo de fundos, liberando o máximo possível de área na frente do lote, o que tem uma função paisagística, pois permitiu que se criasse um grande jardim que recepciona e conduz as pessoas até a casa. Além disso, tem a função de dar maior privacidade aos moradores, à medida que a casa está mais afastada da calçada e da casa do lote da frente. 

Após percorrer o jardim de acesso o morador é recepcionado por um grande terraço coberto que percorre toda a extensão da casa e tem o piso todo revestido com pedra natural. A entrada da casa é marcada e definida pelo volume curvo da varanda do primeiro pavimento. 

Visualmente criamos a distinção entre os volumes do térreo e do primeiro pavimento. O térreo, que abriga as áreas comuns e de serviço como salas, cozinha, dependência, e quarto de hóspedes, foi tratado com a cor branca e é marcado pelo ritmo vertical das aberturas. O primeiro pavimento recebeu uma textura para exteriores na cor terracota. Nele foram locadas as suítes das filhas, que compartilham o banheiro, numa solução chamada suíte canadense, a suíte master do casal, com closet, além do estúdio de gravações/escritório, local onde o casal passará boa parte do dia, trabalhando. 

Todos os ambientes receberam esquadrarias de piso a teto, que em conjuntos com outras soluções, como a utilização de veneziana de madeira no fechamento do volume da escada para criar o efeito chaminé no térreo e de ventilação cruzada no primeiro pavimento, e o telhado em duas águas com beirais são responsáveis por garantir uma maior eficiência da casa do ponto de vista térmico.

Do ponto de vista funcional, a casa se mostra muito eficiente, pois articula os espaços de forma inteligente e direta, evitando grandes circulações. A modulação dos espaços também garante uma estrutura  mais enxuta e simplificada, gerando economia na hora da execução. 

A casa voltada para a frente do lote está orientada para receber a melhor ventilação.

O recuo da frente permitiu a criação de um grande jardim de recepção para a entrada da casa.

Solucionada em dois pavimentos, a casa tem duas cores que diferenciam os níveis e as áreas sociais e íntimas.

Todo o térreo conta com um grande terraço que se abre para o jardim frontal.

A casa possui grandes esquadrias que permitem a entrada da melhor ventilação. O telhado inclinado avança o volume superior, criando um beiral e protegendo da insolação direta.

A entrada da casa é marcada pelo volume curvo da varanda do primeiro pavimento.

O terraço no térreo é revestido com piso em pedra e está em contato direto com o jardim frontal.

A fachada de trás, mais fechada devido à orientação poente, também ganhou beiral para proteger da insolação direta.

Os volumes em duas cores trazem a identidade da casa.

À noite é possível utilizar a iluminação para valorizar a arquitetura.