logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Uma casa simples, “pé no chão”, prática e fácil de manter além de guardar privacidade em relação aos vizinhos. Assim foi o pedido do jovem casal de clientes para o projeto da Casa Plana. Ela também deveria ser térrea, com três quartos, sendo uma suíte e sua construção feita ao longo de um tempo maior, enquanto o casal se capitalizava.

PROJETO

De maneira geral, a casa se divide em três partes/blocos, com no primeiro deles sendo localizados o acesso, garagem para dois veículos, jardim interno e depósito, que deveria abrigar ferramentas para o cliente mexer nas bikes e carros, um hobby seu. 

 No segundo bloco ficam as salas, terraço, cozinha, área de serviço e bwc social. Por fim, na terceira parte, ficam os três quartos, sendo um deles uma suíte com home office integrado. 

O setor social é totalmente integrado, as salas se integram com a cozinha e com o terraço, criando um grande espaço de convivência, para receber amigos e familiares que vêem de outro estado do Brasil. 

 A casa fica em um terreno em declive, no condomínio Alphaville Pernambuco 2, com 3,00 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo. O acesso à ela se dá praticamente através do nível da calçada e, a partir daí, ela se desenvolve em um único nível, como solicitado pelos clientes, elevada do solo, e o terreno vai descendo ao longo do seu comprimento, o que favorece ter vistas mais desafogadas e a privacidade desejada. 

Ao mesmo tempo, para assegurar que os moradores tivessem um contato mais próximo com o verde e o solo natural, o terraço foi implantado em uma posição em que o desnível para o terreno natural ainda não fosse alto, podendo o jardim ser acessado através de escassos degraus. 

Como em todos os nossos projetos, privilegiamos a iluminação natural e a ventilação cruzada, sobretudo nos ambientes de longa permanência, assim como a proteção das janelas/esquadrias e criação de áreas sombreadas, como forma de se adaptar ao clima mais quente.

Fachada com linhas retas e modernas, ao mesmo tempo que mantém a simplicidade pedida pelos clientes.

A casa se "fecha" para rua, em função de dar mais privacidade e ao mesmo tempo por se tratar da fachada poente. A madeira ao fundo marca a parede de acesso à casa, com a porta mimetizada com o painel.

A iluminação foi planejada para demarcar os acessos e valorizar os materiais e vegetação.

Nesta fachada temos esse volume cinza que se destaca e "abraça" as janelas das salas e cozinha, que tem brises verticais móveis, que ajudam a direcionar o vento e dar privacidade em relação aos vizinhos.

Assim como em outras fachadas, a dos quartos mistura elementos mais claros e madeira. Aqui temos portas venezianas do tipo camarão, que permitem abrir e fechar quase que totalmente os vãos das janelas.

Aproveitando o desnível do terreno, criamos um segundo depósito na parte de baixo da casa.

Vista noturna da fachada dos quartos.

O terraço se integra às salas e cozinha e se volta para uma espécie de pátio verde que traz a natureza para o interior da área social.

Perspectivas isométricas como esta auxiliam na compreensão geral do projeto e volumes.

Perspectiva isométrica.

Perspectiva isométrica.

Perspectiva isométrica.