logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

As proprietárias do Lalá Café nos procuraram com a proposta de mudar o café de lugar, ampliando a sua área e cardápio. A ideia era continuar com a mesma identidade de cores, estilo e referências à grandes mulheres da nossa história.

PROJETO

De um local onde cabiam aproximadamente 20 pessoas, o Lalá Café estava se mudando para uma casa maior, no mesmo imóvel da loja Muma de Recife, onde agora iria conseguir atender próximo de 50 pessoas sentadas. A ideia de dividir um mesmo local para negócios diferentes, porém complementares está em alta e neste caso a parceria dos dois contava com uso do espaço do café para fazer eventos, como workshops e lançamentos. A identidade do local deveria ser a mesma, com o uso das cores berinjela, amarelo e turquesa, cordão de luzes, vegetação e o grafismo dos lambe-lambes. Todo o processo de criação foi feito em conjunto com as clientes, que participaram ativamente das ideias.

Como se tratava de um espaço anexo à loja, a divisão dos ambientes já estava definida e o que precisávamos fazer era arranjar o layout da parte técnica e de servir, e projetar toda a ambientação e decoração para trazer a personalidade do café. Porém, a cozinha estava inicialmente prevista para ocupar um cômodo distante da área de atendimento, e a mudança na sua localização foi primordial para uma melhora do fluxo e serviço dos funcionários. Trouxemos ela para o ambiente ao lado, abrindo ainda uma janela passa-pratos para que pudesse se fazer uma melhor comunicação, facilitando o funcionamento da cozinha.

Com os ambientes definidos, projetou-se minuciosamente a parte de atendimento, cozinha, salões interno e externo, e o depósito, já que tínhamos várias especificidades de equipamentos e mobiliário. Foi pedido que se aproveitasse algumas coisas do antigo café, como os bancos com almofadas, as cadeiras de ferro com design antigo, os janelões em madeira maciça, a máquina de café e outros equipamentos de cozinha. Os demais móveis foram especificados e são da Muma, e toda a parte de marcenaria foi desenhada pelo escritório.

Na parte externa, a maior área de servir, o toldo branco existente foi recuperado e foi projetado um novo, para aumentar a área coberta. O piso ganhou uma camada de cimento queimado e ao redor dele, áreas com brita e grama, para absorver a água da chuva. No muro que divide do imóvel vizinho, criamos um grande painel de 8 metros de comprimento, que recebeu a mesma arte de colagens que existia no antigo café, feita pelo designer André Rebouças. As cores, o grafismo e a imagens de Nina Simone, Carmen Miranda e Audrey Hepburn dão fundo ao cenário do espaço. Neste canto foram dispostas as mesas com bancos, recebendo iluminação através de arandelas desenhadas pelo escritório. Na área central foi escolhida uma mesa grande redonda para 6 pessoas e o restante são mesas de madeira pequenas e quadradas que podem ser usadas juntas ou separadas, criando um layout flexível. As cadeiras se misturam entre as de ferro antigas e as amarelas no modelo Tolix, da Muma.

Toda a parte metálica, como gradil com desenho antigo da fachada, as grades internas e a escada vazada projetada ganharam cor no tom turquesa. A escada dá acesso a um terraço no primeiro andar, onde foi criada uma área para ser utilizada em eventos reservados ou em dia de grande movimento. A parede da fachada interna ganhou um listrado amarelo, semelhante ao da fachada do antigo café, trazendo a força da identidade ao local. Os janelões em madeira maciça aproveitados foram pendurados na estrutura do toldo, contribuindo para a decoração afetiva. A iluminação do espaço se faz com cordão de luzes coloridas e amarelas e luminárias do tipo tartaruguinha. A vegetação está bastante presente no local, em jardineiras e suportes pendurados, trazendo um aconchego de casa de vó, já que o nome do café é uma homenagem a uma avó da família.

Na parte interna, uma área menor de servir, duas mesas e cadeiras acolchoadas no tom turquesa e um sofá com mesinhas de apoio trazem a ideia de uma área de estar, se integrando com o showroom da loja Muma, já que uma porta de correr de vidro, que se abre toda, é o que divide os espaços. Ambos os ambientes tem o piso em epóxi branco, ajudando na conexão entre eles. Nas paredes, na área de servir, temos a mesma arte de colagens da área externa, e na parte de atendimento, cerâmica branca em formato de tijolinho (metro tiles). Um destaque é o forro pintado na cor violeta, que se contrapõe ao piso.

Um balcão com tampo em concreto, executado sob medida e no local, divide à área de atendimento. Ele conta com vitrines para doces e salgados e é iluminado por duas pendentes douradas no modelo Medusa, também da Muma. Os equipamentos de café estão expostos sobre o balcão em granito preto e armários com portas em pinus, mesma madeira utilizada no restante da marcenaria.

O acesso ao banheiro se faz pelo salão externo, onde na circulação do lavabo, uma parede em lousa preta traz a interatividade com os clientes, que podem deixar suas mensagens. Esta ideia e toda a decoração desta área, como a bancada da pia, o espelho e a luminária pendente do lavabo, e o revestimento da parede com grama artificial do banheiro foram heranças do antigo café, e que aqui tiverem uma roupagem nova.

 

Fachada do Lalá Café com gradil na cor turquesa, e mesa em madeira e cadeira Tolix da Muma.

Área externa do café com o colorido, cordão de luzes e vegetação, identidade do local.

Os diferentes modelos de mesa dão flexibilidade ao atendimento. O painel ao fundo, com arte feita pelo designer André Rebouças, traz imagens de grandes mulheres da história.

As mesas em madeira, da Muma, acompanham as cadeiras em ferro do antigo café. Ao fundo, as janelas em madeira maciça aproveitadas e a escada projetada em tom turquesa.

Área interna, com piso epóxi branco, forro na cor berinjela e mobiliário Muma. À esquerda, divisória em vidro que se abre por inteiro, integrando o café ao showroom da loja.

O sofá com mesinhas de apoio e as poltronas acolchoadas na cor turquesa trazem o ar de sala de estar ao local. A parede ao fundo recebeu adesivo com a arte característica do café.

O balcão com tampo em concreto divide a área de atendimento.

A área de atendimento tem balcões em granito preto e mobiliário em pinus tratrado. O passa-pratos permite comunicação direta com a cozinha.

O balcão de lavagem fica escondido na área de atendimento. Uma porta de acesso por trás facilita o serviço dos funcionários.

O lavabo conta com a mesma decoração do antigo café,.mas completamente repaginada.

O banheiro ganhou grama sintética como revestimento de parede e luminária com lâmpadas de filamento, desenhada pelo escritório.