PROJETO
Projeto para um loteamento aberto, implantado em uma gleba de 135.736,32m², com 312 lotes, na cidade de Gravatá em Pernambuco. Dos 312 lotes, com medida padrão de 10x20m (200m²), 280 são vendáveis e 32 são lotes de doação. Cerca de 20% da área da gleba é destinada a áreas verdes comuns e espaços comunitários.
De maneira geral, as áreas verdes foram projetadas e locadas de forma que seja possível visualizá-las a partir de praticamente todas as ruas do empreendimento. Outra preocupação na hora do projeto foi implantar a maioria dos lotes no sentido norte/sul de forma a ter uma melhor ventilação e insolação, de acordo com o clima da região e que eles tivessem acesso a melhor vista possível, pois a gleba fica em uma região mais alta que o entorno de onde é possível se ver o vale ao redor. Tivemos atenção especial a topografia do terreno, respeitando as curvas de níveis naturais e os cursos d’água que existem na gleba.
A fim de promover uma melhor ocupação e um melhor aspecto final do empreendimento, projetamos duas opções de casa modelo, sendo uma de dois e outra de três quartos. Ambas possuem um projeto enxuto e econômico, sem abrir mão da beleza, de forma que se tornam acessíveis a maioria dos proprietários de terreno.
Casa de dois quartos térrea desenvolvida como casa padrão para o loteamento. A ideia é uma casa de construção simples e barata mas com um aspecto final mais sofisticado.
Casa de dois quartos térrea desenvolvida como casa padrão para o loteamento. Os quartos, salas e varandas se voltam para a melhor orientação. A casa se adapta facilmente a todos os terrenos do empreendimento.
Casa de três quartos térrea desenvolvida como casa padrão para o loteamento. O painel de azulejos e os pilares inclinados marcam a fachada frontal.
Assim como na casa de dois quartos, todos os cômodos de longa permanência se voltam para a melhor orientação de ventos e insolação.
Planta do loteamento com os 312 lotes, áreas verdes e espaços destinados a atividades comunitárias.