SOBRE
Sempre é muito gratificante receber novos clientes que chegam por intermédio de antigos parceiros. Recebemos este projeto graças a estes novos clientes terem visitado o nosso projeto para O Mundo Lá de Casa (conheça o projeto) e terem adorado o resultado.
O Meio do Mundo nos chegou com uma proposta de um espaço para um café bistrô, um local para o encontro com amigos para degustar massas, carnes, sanduíches, etc. As clientes já possuíam uma obra em andamento, que seguia um projeto de reforma, mas não tinham ainda a ambientação, a cara do lugar. Na nossa primeira reunião já sentimos que se tratava de um lugar daqueles onde todo mundo sente seu paladar muito bem contemplado e que a arquitetura e ambientação do lugar deveriam corroborar com a sensação de se sentir em casa. E essa foi a nossa missão.
PROJETO
De cara, percebemos que não poderíamos promover mudanças estruturais, pois a obra já estava em andamento, inclusive com piso, forro, pintura, parte da iluminação e balcões instalados, então teríamos que trabalhar na escala dos ambientes já definidos, trazendo uma identidade ao local. Junto com isso, havia a ideia de aproveitar o nome do estabelecimento para o ambiente, trazendo referências do mundo inteiro para o Meio do Mundo.
Os itens desenhados e selecionados para o projeto tinham o intuito de trazer uma cara simples, jovem e descontraída. Optamos por soluções como utilização de bancos e luminárias de madeira pinus, ambos desenhados pelo nosso escritório. Utilizamos materiais de fácil acesso como luminárias feitas com canecas, divisórias em tela metálica ondulada, adesivagem das mesas e balcões existentes, e também móveis de marcenaria, desenvolvidos sob medida para melhor aproveitamento do espaço, entre outras soluções.
A planta é dividida em 3 áreas de atendimento distintas, abrangendo situações diferentes. Na primeira, e principal, temos a disposição de mesas para grupos, atendendo a maioria do público. Na segunda área temos um espaço mais íntimo onde dispomos bancos e bancadas, possibilitando o uso individual ou de pequenos grupos. E por último, a cafeteria, onde o cliente pode se servir rapidamente e/ou buscar algo para viagem.
A decoração é baseada nos cardápios de restaurantes do mundo inteiro, de tamanhos e cores variadas, que foram emoldurados e dispostos na maior parte das paredes e misturados com objetos de decoração, e que reforçam o ar cosmopolita pretendido pelo café. Os cardápios faziam parte da coleção de uma das proprietárias que sempre que viajava e frequentava um novo restaurante, só saía de lá com o cardápio embaixo do braço.
A decoração do salão principal do café utiliza cardápios de restaurantes de todas as partes do mundo na parede. As mesas e cadeiras existentes foram reaproveitadas, sendo adesivadas e pintadas. As luminárias pendentes foram desenhadas pela nossa equipe.
Nesse espaço mais reservado, propusemos bancadas com banquetas individuais para um café mais rápido. A tela ondulada metálica faz a separação com os banheiros.
Na parte do balcão do caixa e balcão de atendimento mantivemos toda a estrutura existente, que foi uma demanda dos clientes e utilizamos alguns elementos para mudar a cara do ambiente como os adesivos e as luminárias de canecas.