SOBRE
Um jovem casal, prestes a se casar, cheio de planos e com o apartamento comprado ainda em construção com a data de entrega atrasada.
Nesse cenário, a saída encontrada pelos dois para terem o seu cantinho assim que casassem, foi reformar, sem quebra-quebra e utilizando a infraestrutura existente, uma edícula de 16m² nos fundos da casa dos pais da noiva.
PROJETO
O projeto teve o objetivo de unir alguns móveis existentes com o espaço novo, deixando o espaço com a cara do casal e pronto para abrigar todas as atividades necessárias à vida deles.
Possibilitar tantas atividades em um espaço tão reduzido foi um desafio, cada vez mais recorrente, que encaramos com muito entusiasmo. Propusemos um layout inteligente e flexível, otimizando os espaços e setorizando as atividades.
Com o balcão da cozinha e o banheiro (único espaço fechado) já existentes na edícula, a organização do espaço se deu a partir da definição do local do quarto, criando um espaço mais resguardado e que não fosse o protagonista da casa. Foi num canto conformado por um pilar que se encaixou a cama, ganhando assim mais área para os outros ambientes. Ela foi projetada de forma que pudesse ter gavetas embaixo para guarda de objetos além de ter uma borda que cria uma espécie de degrau que funciona como banco e se volta para o espaço de estar. Ainda no quarto, acima da cama projetamos um pequeno armário suspenso para guarda de roupa de cama e banho e um pequeno móvel com rodízio, abaixo da tv do quarto e junto à parede do banheiro para abrigar documentos, dvd´s, e equipamentos eletrônicos.
Na parede contígua à cabeceira da cama foi locado o guarda roupas do casal, e como o armário era menor que o vão, aproveitamos o espaço restante para criar um móvel de serviço para guarda de material de limpeza e cesto de roupas sujas.
O espaço de estar é o coringa da casa e foi pensado como um local mais livre, capaz de abrigar mais pessoas, com um tapete colorido com almofadas e uma pequena mesa de centro, onde protagoniza uma grande parede de réguas de madeira pinus. A mesa de jantar dobrável, que no dia a dia fica encostada junto à parede e próxima à cozinha, pode, quando necessário, ser totalmente aberta e locada no espaço de estar para receber até quatro pessoas.
No espaço externo, entre a edícula e a casa principal, foi pensado um espaço de estar ao ar livre, onde o jardim foi refeito pelo próprio casal, reorganizando plantas existentes e criando uma horta e um pequeno gramado. Um novo piso em tijoleira cerâmica foi feito além de um pergolado em madeira de caibros que cria um ambiente mais aconchegante para abrigar uma mesa de refeições e um espaço para rede super agradável.
Antes | Depois. Vista do ambiente de estar e jantar, jovem e colorido.
Antes | Depois. Vista do quarto com reposicionamento da cama, criando um local mais resguardado e aconchegante.
Antes | Depois. Vista da cozinha com manutenção do balcão existente e com novos armários.
Antes | Depois. Vista do terraço completamente repaginado.
O reaproveitamento de móveis e materiais foi a diretriz deste projeto.
Elementos decorativos coloridos dão personalidade jovem ao lugar. Destaque para as réguas de madeira pinus pintadas de branco utilizadas como painel de cabeceira.
À esquerda, as paredes do banheiro existente, as únicas coloridas, receberam pintura na cor verde. À direita, o roupeiro reaproveitado do antigo quarto da noiva.
À esquerda, mesa de jantar dobrável que comporta até quatro pessoas, com as cadeiras de ferro restauradas. À direita, a cozinha compacta e funcional.
Objetos afetivos de decoração que fazem toda a diferença no ambiente.
Terraço totalmente remodelado, com mesa de refeições e painel em madeira pinus de pallets, horta, e um espaço super bacana para a rede.
Pergolado com varal de luz que dá todo o charme à noite.
Painel em réguas de madeira pinus reaproveitadas de pallets usados, o grande protagonista da casa.
Planta Baixa