SOBRE
Este projeto teve um desafio muito peculiar. O proprietário nos solicitou um projeto para um quarto, estilo loft, que seria alugado no Airbnb em Boa Viagem, no Recife. Nós desenvolvemos o projeto, que pode ser visto aqui no site com o nome Loft AirBnb, e em seguida o cliente nos informou que tinha mudado de ideia, devido à cálculos de viabilidade do negócio, e gostaria de fazer uma pastelaria no mesmo local que projetamos o loft. Assim, precisávamos enxergar aquele mesmo local, com uma área de 21,00m², com outro olhar.
Fotografias: Adriano Rodrigo
PROJETO
Partindo dessa alteração, nós tínhamos de atender um programa mais técnico, por incluir cozinha, depósito, entre outros ambientes, e oferecer um equipamento de uso público onde antes seria uma suíte privativa.
A partir dessa percepção, começamos a pensar numa pastelaria que tivesse um aspecto mais aconchegante, mas que não passasse a impressão de ser um local com preço alto. Precisávamos de uma estética que mostrasse que ali se fazia um pastel diferenciado, com mais qualidade que os pastéis de rua, mas com preço acessível e convidativo.
Por se tratar de uma espaço bem pequeno, a planta baixa foi desenvolvida de forma a facilitar a circulação. Por isso, localizamos mesas de uso coletivo em um lado, enquanto disponibilizamos uma bancada para usos individuais no outro lado do ambiente, deixando a porção central livre para circulação dos usuários.
O balcão de atendimento está de frente pra esta circulação, deixando-a livre e tendo controle visual de todos os usuários. Na parede que abriga a bancada de uso individual propusemos uma cor forte, num tom de magenta, que caracteriza a identidade do projeto, vindo desde a entrada da pastelaria e se transformando em uma caixa que enquadra o balcão de atendimento, dando um destaque visual para o ambiente, sendo visto desde a rua. Nós utilizamos esta solução no intuito de chamar a atenção dos pedestres para o que acontece dentro do empreendimento. Essa estratégia tem sido muito bem avaliada pelo proprietário da pastelaria, que nos informou que muitos clientes elogiam e dizem ser atraídos pela força da cor.
Na parede oposta a esta de cor forte, especificamos um revestimento em tijolinho (metro tiles) branco associado a uma pintura cinza bem neutra e amena, fazendo um contraponto ao magenta, trazendo equilíbrio ao ambiente. Nesta parede locamos as mesas coletivas, para até 4 pessoas, feitas sob medida para o projeto, utilizando tubos de aço (metalon) e madeira, fortalecendo a estética industrial do ambiente.
Para o piso e forro, optamos por utilizar cores claras, para que não brigassem com as identidades das paredes, mantendo a atenção do usuário nas áreas de consumo.
Para a fachada buscamos uma solução simples, de baixo custo e rápida execução, mas que fortalecesse o caráter estético do ambiente e fosse convidativa aos pedestres. Para isso, utilizamos revestimento de alumínio composto (ACM) com acabamento de madeira, associado a paredes cinzas que enquadram a fachada e cobogós pintados com uma cor mais aberta, trazendo um pouco mais de vida, equilibrando a fachada. Optamos por deixar a maior parte da fachada com vidros, possibilitando uma maior percepção do interior da construção desde a rua, convidando assim os pedestres.
A fachada em acm, vidro e cobogós, numa composição leve e equilibrada.
A fachada em vidro atrai os consumidores para o empreendimento. A vegetação entra para humanizar e deixar o espaço mais aconchegante.
A cor forte na parede da esquerda traz identidade à pastelaria e é visualizada desde o exterior.
A utilização da cor forte traz identidade ao espaço. Esta cor é equilibrada com o uso de tons mais neutros nas demais paredes.
No piso e no teto foram usados revestimentos mais simples e neutros, a fim de destacar as paredes onde acontecem os atendimentos.
Os tijolinhos (metro tiles) e as banquetas e mesas no estilo industrial também dão o tom ao espaço.
Bancada de atendimento individual.
Mesas de atendimento em grupo.
Detalhe das mesas e banquetas no estilo industrial, desenhadas especialmente para o projeto.
Apesar da área restrita, o layout bem desenhado proporcionou um espaço amplo e capaz de atender várias pessoas ao mesmo tempo.
A visibilidade total a partir do balcão de atendimento foi uma premissa do projeto.
A cozinha pequena foi desenhada e pensada nos pequenos detalhes para atender às necessidades da lanchonete.