logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

O projeto do Porto para Arquitetos surge de uma atitude empreendedora do nosso escritório, onde transformamos a antiga sede exclusiva em um coworking voltado para os arquitetos, visando o compartilhamento de ideias e experiências entre profissionais do ramo. 

A Elementar continua a utilizar o ambiente quando necessário, para encontros da equipe ou reuniões com clientes, no entanto, hoje adotamos, majoritariamente, o sistema de trabalho remoto. 

Visite o site do Porto para Arquitetos e conheça mais sobre o espaço: www.portoparaarquitetos.com

Fotos: Adriano Rodrigo.

O espaço foi pensado para ser neutro, para acomodar arquitetos com diferentes linguagens, mas ao mesmo tempo ter sua identidade própria. A telha metálica utilizada como painel de parede é um dos destaques do espaço de produção.

As fitas de led nas sancas garantem a iluminação geral, enquanto as luminárias pendentes servem para uma iluminação mais direta. A laje revestida com celulose jateada, na região central da sala dá ao espaço um pé direito maior, mais desafogado e ao mesmo tempo com o tratamento acústico ideal.

O espaço com as mesas de trabalho recebe muita iluminação natural.

Com várias possibilidade de iluminação é possível criar diversos moods para o espaço.

A base do ambiente é composta de tons neutros como madeira clara, branco e bege, que se contrapõem ao verde do painel e ao cereja das eletrocalhas.

A luz direta sobre as estações de trabalho garantem o conforto do usuário.

Na maior parede da sala utilizamos um revestimento em placas termo acústicas, da Bene Placa, com aparência de tijolo rústico, que além do apelo estético traz consigo características que dão ao ambiente e ao usuário um maior conforto.

As mesas de trabalho são individuais e a separação entre elas é feita por pequenas divisórias baixas que garantem um ambiente mais amplo. No teto, utilizamos eletrocalhas pintadas em tom de cereja para conectar os dois trechos de forro de gesso acartonado na periferia da sala e facilitar a passagem das instalações elétricas, de som e de câmeras.

É possível trabalhar desfrutando da vista do bairro de Boa Viagem.

Esquerda: Contraste de tons e materiais | Direita: No estar, utilizamos um sofá compacto e super charmoso, com estampa autoral da Wunderbar, que é protagonista desse espaço e compõe o cenário em conjunto com mesinha lateral e a estante "escada" onde são colocados objetos de decoração e amostras de produtos.

O piso da sala de reunião é em ladrilho hidráulico, com desenho do escritório e produzido pela Ladrilho Olinda. O tom de verde dialoga com o tom utilizado na pintura da telha da sala de produção. No teto utilizamos uma pintura na cor cinza, de forma a dar mais destaque à faixa central da sala, onde está posicionada a tv.

No vidro da sala de reunião foi aplicado um adesivo jateado para dar maior privacidade ao espaço. A sala de reunião é uma "caixa" feita com osb pintado na cor branca, com o teto na cor cinza.

O desenho simples da mesa aliado ao design clássico das cadeiras Eames dão um ar "descolado" ao espaço.

Uma vista incrível da cidade a partir da sala de reunião.

Esquerda: Detalhes | Direita: Em um recanto da sala de reunião criamos um jardim vertical, fabricado e instalado pela La Planta, de forma a trazer o verde para o ambiente de trabalho, deixando-o mais agradável e humanizado.

Esquerda: Cantinho do café e lockers | Direita: No lavabo utilizamos um piso em porcelanato cimentício mais escuro em contraposição aos tons mais claros na parede, seja do painel ripado em placas termo acústicas de poliuretano expandido da Beneplaca, seja da textura rustica no acabamento Marmorino da Ibratin. A vegetação nos suportes de vasos geométricos trazem aconchego ao ambiente.

Esquerda: Detalhes do espaço de espera | Direita: Mix de texturas e estampas.

Quadros com ilustrações criadas pelo nosso escritório.