logo marca elementar

VER IMAGENS

SOBRE

Uma parceria de alguns anos com o escritório fez com que os proprietários da Finger Piedade, loja de móveis planejados, nos procurassem para fazer o projeto do novo showroom da loja. Juntos, sentamos para discutir qual seria a nova identidade da loja e dos ambientes e quais linhas e produtos deveriam ser expostos.

Fotos: Adriano Rodrigo

PROJETO

Sendo no total 11 ambientes que reproduzem espaços residenciais e corporativos, além do projeto das salas de atendimento ao cliente, tínhamos o objetivo de, como em todo showroom, mostrar as novas tendências do mercado, cativar o cliente, fazê-lo compreender a identidade da loja e dos produtos, além é claro de mostrar várias possibilidades de composição e combinações, facilitando a visualização de como o produto pode se adequar à casa dele. Definimos o layout com a localização de cada ambiente, aproveitando ao máximo a estrutura existente, como as instalações elétricas e hidráulicas, forro de gesso e piso, diminuindo as necessidades de reforma, haja vista que a loja não poderia parar o seu funcionamento durante a mudança de showroom.

Foi feita uma curadoria dos acabamentos que deveriam ser usados nos ambientes, alinhando nossas preferências com as tendências de mercado, os campeões de venda da loja, além dos produtos da coleção que estava sendo lançada. Deveria ser exposto um grande mix de materiais, modulações, acessórios, sistema de abertura de portas, puxadores, trilhos, etc, de forma que o cliente conseguisse apreender o que é possível se fazer e optar por aquilo que mais se adequa às suas necessidades.

No home theater as texturas do aço corten e do concreto dão um tom sóbrio e contemporâneo ao ambiente. As poltronas verdes e a folhagem das plantas fazem o contraponto e trazem um aspecto de aconchego. 

Os tons mais clássicos foram utilizados nas cozinhas, como o branco, bege, cinza e preto, trazendo um ar mais sóbrio num formato contemporâneo, como pode ser visto também na escolha das luminárias e cadeiras e nos revestimentos aplicados, de tijolinho (metro tiles) na cozinha funcional e o marmorizado na cozinha da vitrine.

No quarto de casal, a ideia foi de integração com o closet e o banheiro, já que os três ambientes comumente se relacionam em uma casa. Há uma mistura improvável de acabamentos, desde o uso do preto no armário, concreto no painel invertido da cabeceira da cama, couro na divisória e cores escuras no closet até os tons mais claros utilizados no banheiro e na penteadeira. Uma combinação que funcionou super bem e permitiu que vários acabamentos fossem expostos.

No quarto infantil, para ampliar o espaço, foi projetada uma cama suspensa, com ideia de casa na árvore, que além de liberar uma área no piso de brincar e assistir tv, trouxe um clima lúdico ao ambiente. Os tons coloridos foram dosados para dar o caráter criativo sem deixar o espaço extravagante, fazendo um quarto de criança para criança.

Aproveitando um dos recantos da loja, criamos um “canto alemão”, uma excelente alternativa para salas de jantar em apartamentos pequenos, cada vez mais comuns nas grandes cidades. Nesse espaço temos uma mistura de madeira utilizada no banco, painéis e no ripado do teto com o branco da mesa e o espelho bronze que dá amplitude ao espaço. Um grande quadro de folhagem sobre uma parede verde completa o cenário.

Na cozinha funcional (ambiente utilizado no dia a dia, com todos os eletros e instalações funcionando) optamos por mesclar os tons neutros de cinza claro e escuro, bem como os acabamentos em mdf e vidro.

Para contrapor aos tons neutros, utilizamos na mesa de refeições, que abraça a ilha com o cooktop, uma madeira maciça natural (acabamento Stark) para aquecer o ambiente. Ao fundo, a ideia da horta ao alcance das mãos. O forno e microondas foram dispostos em uma torre, contribuindo com a ergonomia.

O revestimento em tijolinho (metro tiles), as luminárias industriais e as cadeiras e quadros com um ar mais descolado completam o cenário.

Nesta cozinha utilizamos uma combinação mais clássica de branco e fendi. O branco com brilho e o fendi fosco. Ao lado, a cristaleira em vidro jateado que ganha destaque com a iluminação interna.

Aqui utilizamos a madeira natural para aquecer o ambiente. Por ser mais resistente, a utilizamos na mesa de refeições. Os armários superiores ganharam iluminação com fita de led para auxiliar no preparo dos alimentos.

Nas paredes ao fundo utilizamos um revestimento marmorizado, branco e cinza, que está super em alta e dá um ar mais sofisticado ao espaço.

No home theater utilizamos dois acabamentos que remetem a materiais mais rústicos, o concreto e o aço corten. Porém, ambos conferiram ao espaço um caráter moderno e atual. A parte central, formada pelo painel da tv e pelos nichos quadrados é em corten, enquanto o ripado acima e abaixo em mdf que remete a concreto aparente.

As poltronas em um tom de verde elegante junto com a vegetação dos nichos e os arranjos decorativos contribuem para dar aconchego. O tapete ocupando todo o espaço, além do aconchego traz também conforto e elegância

No quarto de casal optamos por fazer uma cabeceira invertida, onde a parte de cima avança enquanto a de baixo é recuada. Com isso, utilizamos uma fita de led para destacar o painel de baixo em tom de azul. O painel ripado do lado direito, ao mesmo tempo que traz um tom mais quente para o quarto, é responsável por fazer a separação em relação ao closet.

Nesta foto é possível ver um recurso tecnológico que é o embutimento da tv no armário, economizando espaço, item muito importante em apartamentos pequenos. A penteadeira em mdf branco e vidro compõe bem com os demais tons adotados no quarto.

Integração do quarto de casal com o closet, que é fechado com portas de vidro refleta bronze. Os tapetes iguais ajudam a lincar os dois espaços.

Como esse closet é um ambiente fechado, propusemos os armários sem portas, abertos, tornando-os mais funcionais, com acesso direto às roupas e objetos. Mesclamos dois tons, um mais escuro nas peças verticais e um mais claro nas prateleiras e gaveteiros. O cabideiro iluminado, com sensor de presença, é um item muito útil.

Detalhe da composição e materiais escolhidos.

Detalhe da mesa de cabeceira.

Penteadeira com gavetas e fundo em branco brilho e tampo em vidro. O espelho circular com iluminação, ideal para maquiagem, tornam o espaço bem funcional. A cadeira com pés e madeira e estofado em couro ajuda a aquecer o ambiente e integrá-lo com o restante do quarto.

Banheiro com farmacinha com portas de vidro e com um nicho aberto, para itens mais acessíveis. A pedra escolhida para a bancada e o revestimento geométrico da parede dialogam entre si e se lincam com os outros tons do quarto e closet.

Nesse quarto infantil mesclamos cores e materiais para deixá-lo sem gênero definido. Uma solução interessante foi elevar a cama, liberando espaço no piso para outras atividades.

A cama no alto ganha uma ideia de casa na árvore, trazendo o lúdico e criativo, tão presente no imaginário das crianças.

O roupeiro em "L" ganhou portas com vidro e perfil rosa, além de uma funcional, com o espelho.

Abaixo da cama foi criado um cantinho de tv e nicho para a guarda de brinquedos. O espaço a frente desses nichos é usado como local para brincadeiras. Essa área é utilizada diariamente pelos filhos dos clientes em atendimento.

Na recepção, criamos um painel usando as duas possibilidades do acabamento Stark, o painel liso e o 3d. Em contraposição à madeira natural, criamos os nichos brancos iluminados que dialogam com a bancada da recepção.

No canto alemão, solução interessante para salas de jantar de pequenos apartamentos, utilizamos a madeira, branco, e os tons de verde e rosê na parede e estofado, respectivamente. O espelho bronze dá amplitude ao espaço. O ripado do teto com iluminação embutida dá um toque diferente ao ambiente.